domingo, 1 de agosto de 2010

Siega Verde Património da Humanidade como extensão do Vale do Côa


Quase na mesma data em que se inaugurava o Museu do Côa, o sítio de Siega Verde, na margem esquerda do Águeda (um afluente do Douro junto à fronteira) é hoje elevado à dignidade de Património da Humanidade enquanto Extensão do Vale do Côa.
Esta vitória da perseverança é a todos os títulos notável e abre uma nova frente na vida que queremos renovada do próprio Vale do Côa, até pela gestão conjunta que se antevê e se deseja. Mas em primeiro lugar quero dar as minhas felicitações aos nossos amigos da Junta de Castela e Leão...

Até há poucos dias ainda podia ser visitada uma pequena exposição conjunta entre as artes rupestres do Côa e de Siega Verde, na antiga sede do Parque Arqueológico, cuja memória aqui deixo nesta imagem:


E aproveito para anunciar que ainda neste mês de Agosto será inaugurada uma nova exposição em Salamanca sobre a mesma matéria. Exposição que agora ganha um sabor renovado.

Mais recentemente, tive todo o prazer em coordenar e redigir com Javier Fernández Moreno este livrinho que acabou de sair de promoção desta candidatura agora vitoriosa:

A próxima etapa para quem aprecia e compreende verdadeiramente a arte paleolítica de ar livre (e não só a da bacia do Douro) é alargarmos esta classificação aos restantes sítios com arte paleolítica a céu aberto, como sejam (para já), em Portugal os de Mazouco, Fraga do Gato (junto à calçada de Alpajares), Pousadouro, Ribeira da Sardinha, Sampaio e Pedra Escrevida (estes quatro no Vale do Sabor), Poço do Caldeirão e Costalta (Vale do Zêzere) e cavalo isolado do Ocreza. A que há que juntar o notável e precioso sítio ainda inédito de Foz Tua. Porque constituem no seu conjunto uma formidável unidade estilística que demonstra o "génio criador dos primeiros povoadores" vinculado a uma vasto território interior peninsular. E são afinal o nosso primeiro (e magnífico) Império Artístico...

2 comentários:

Anónimo disse...

O Vale do Coa esta listado como uma extensão de Siega Verde e não aparece na lista de património mundial como Português, mas sim na lista de sítios Espanhóis. Alguém sabe porque?

http://whc.unesco.org/en/list
adriano ferreira

Antonio Martinho Baptista disse...

É de facto estranho e só pode tratar-se de um lapso, pois na nota (26) apensa ao sítio de Siega Verde afirma-se taxativamente que SV é uma "extension de "Sites d'art rupestre préhistorique de la vallée de Côa", Portugal". O país vai pobre mas ainda não vendemos o Vale do Côa aos nossos vizinhos.