domingo, 28 de junho de 2009

João Nicolau de Almeida, um amigo do Vale do Côa

João Nicolau de Almeida, anfitrião em Ervamoira


As cores e a geometria variável de Ervamoira

Num recente"Hora de Baco" da RTP-N, o meu amigo João Nicolau de Almeida dissertava sobre a "sua-nossa" Quinta da Ervamoira (antiga Quinta de Santa Maria, na Muxagata) como só ele sabe, caracterizando o Duas Quintas, um dos grandes vinhos da região demarcada do Douro, e de como a criação paterna do mítico Barca Velha lhe serviu afinal de inspiração e modelo para agora nos oferecer estoutro magnífico fruto de Baco.
Ora a Quinta de Ervamoira domina a envolvente do axis-mundi da Arte do Côa que congrega os sítios geminados de Penascosa e Quinta da Barca. Esta esplendorosa quinta alonga-se entre a Quinta da Barca e a foz da Ribeira de Piscos e é proprietária da sua excepcional rocha 24, onde se guardam algumas das obras-primas da arte paleolítica do Côa.
Justamente endeusado o vinho, JNA não se coíbe de planger um sentido e pungente lamento de como o Parque Arqueológico do Vale do Côa - onde se insere de pleno direito a Ervamoira - foi abandonado, quase totalmente abandonado por Lisboa. O seu lamento à incúria e o abandono político a que tem sido votado o património rupestre do Côa é uma farpa que prolonga seguidamente na indefinição do modelo de gestão e sustentabilidade do Museu do Côa, com abertura programada para os próximos meses.

Sei que é sentido este lamento, pois João Nicolau de Almeida é um dos grandes conhecedores do Douro vinícola e um apaixonado pela arte rupestre (sempre o impressionou a sua grande antiguidade) que lhe envolve as vinhas de Ervamoira. Esteve connosco desde a primeira hora nas batalhas em defesa da salvação da arte rupestre, o que significou também a salvação das suas vinhas de Ervamoira que seriam irremediavelemnte engolidas pelo regolfo de Foz Côa. E daí a cumplicidade que sempre tivemos na junção destes dois patrimónios que conjugam afinal o futuro da região.
Mas JNA vai mais longe e interroga-se se o abandono a que o "sistema" tem votado o Vale do Côa, não esconderá afinal a secreta esperança de um dia destes um qualquer governo mais descabelado voltar a repegar no projecto da abandonada barragem do Côa!! Coisa que a espaços aflora na imprensa, nomeadamente na prosa de cronistas nos limites do terrorismo verbal.
Não creio, meu caro João Nicolau, que enquanto Portugal se mantiver um país nos limites do que se entenda por civilização, qualquer governo, por mais voluntarista, se atreva a tal afronta cultural. Se fomos um exemplo mundial ao pararmos uma barragem para salvar sítios rupestres, seríamos novamente exemplo, mas desta feita na senda de talibans anti-budistas, destruindo intencionalmente o nosso mais falado Património da Humanidade. Claro que a damnatio memoriæ do Vale do Côa começou logo em 1995, mas penso que temos conseguido resgatá-la, ainda que a sua valorização esteja para já nos antípodas da materialidade civilizacional. E o abandono do PAVC é mais fruto do habitual desleixo português (salvou-se o sítio, deixá-lo agora ficar para ali...) e da famigerada e negra incúria financeira a que os projectos de cultura têm sido votados, como aliás o PM José Sócrates ainda recentemente reconheceu.
Há que seguir lutando pela valorização dos sítios do Vale do Côa, um sublime património que só os ignorantes poderão subestimar. E os meus parabéns ao teu cada vez mais apurado Duas Quintas...

O Director-Geral da UNESCO, Senhor Koïchiro Matsuura,
assina o Livro de Honra da Quinta de Ervamoira, durante
a sua recente visita ao Vale do Côa, em 21 de Maio passado.

Fotos: © AMB

1 comentário:

Anónimo disse...

Aconselho o arqueólogo Martinho Batista a analisar cuidadosamente a entrevista de Mesquita que se encontra publicada no site da Câmara Municipal! Concluirá que este presidente dá uma no cravo outra na ferradura! Por exemplo, entre muitos disparates, afirma que se o houver a remodelação que ele pretende para o PAVC, então aceita que a barragem seja construída!
É BOM QUE O SENHOR, COMO ARQUEÓLOGO E DEFENSOR DA ARTE DO CÔA, TOME MAIS ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM QUEM ANDA A PASSEAR !!!!!
Amigo do Côa