sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Arte Paleolítica recentemente classificada Património Mundial pela UNESCO

Um grupo de dezassete grutas da região cantábrica (Norte de Espanha) decoradas com arte paleolítica, foram, em 8 de Julho passado, inscritas pela Unesco (32ª sessão do Comité do Património Mundial) na lista do Património Mundial, de acordo com os critérios (i) e (iii) desta organização. 
De acordo com os critérios já utilizados para os sítios de Arte Levantina peninsular, estas grutas foram classificadas como uma "extensão" de Altamira, classificada desde 1985 e que doravante aparecerá na lista do Património Mundial como "Gruta de Altamira e Grutas com Arte Paleolítica do Norte de Espanha" ( http://whc.unesco.org/en/list/310 ).
As novas grutas agora inscritas são: Peña de Candamo, Tito Bustillo, Cavaciella, Llonín, El Pindal, Chufín, Hornos de la Peña, El Castillo, Las Monedas, La Pasiega e Las Chimeneas (estas 4 no Monte Castillo), El Pendo, La Garma (uma absoluta preciosidade!), Covalanas, Santimamiñe, Ekain (uma jóia no País Basco) e Altxerri.

É um processo semelhante o que se está a propor à Unesco para classificar o sítio de ar livre de Siega Verde como uma extensão do Vale do Côa. E que de futuro poderá eventualmente estender-se aos sítios com arte paleolítica do Vale do Sabor (Ribeira da Sardinha, Pousadouro, Sampaio e Pedra Escrevida), do Vale do Douro (Mazouco), do Vale do Zêzere (Poço do Caldeirão e Costalta) e do Vale do Ocreza, já que todos eles guardam gravuras cronologicamente enquadráveis na fase antiga da Arte do Côa (período Gravetto-Solutrense). E todos eles se constituem, com o Vale do Côa, como parte do "nosso" primeiro império artístico!

A lista do Património Mundial conta presentemente com 878 sítios inscritos, dos quais 679 são património cultural, 174 como património natural e 25 mistos. Tudo distribuído por 145 países.

Sem comentários: